sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Primer [2004]



de Shane Carruth

Alimento para o cérebro

Primer é um filme de baixíssimo orçamento que promete uma abordagem intelectual à temática da viagem no tempo. Quatro amigos reunem-se à noite numa garagem para desenvolver experiências científicas, em busca de algo revolucionário com que possam ganhar o suficiente para largar os aborrecidos empregos das nove às cinco. Quando uma das suas experiências acidentalmente produz resultados inesperados o fascínio pela descoberta impele-os por um caminho onde a realidade vai ser posta em causa e onde o resultado pode ser trágico.

Com uma execução artesanal e com interpretações amadoras é, apesar disto, no argumento que reside a maior fraqueza de Primer. Optando por uma abordagem realista e científica, mas pouco estimulante, à execução das experiências, e por uma cuidada e aturada exposição das regras que irão permitir uma coerente suspensão da descrença do espectador, rapidamente a narrativa se torna um novelo de difícil compreensão. Com um ritmo que se vai tornando cada vez mais confuso, reflexo da crescente vertigem dos próprios personagems, o resultado é um filme com excesso de cérebro mas parco em alma que acaba por ser pouco estimulante e pouco recompensador.

1 comentário:

Hugo Viseu disse...

Fui ver este filme no Quarteto e quando saí de lá pensei: "ou eu sou muito estúpido, ou estas foram duas horas da minha vida que eu não vou ter novamente". Ainda não sei bem se até se dá o caso de serem as duas coisas...